Canais de venda (41) 3316-3316 WHATSAPP

Financiamento com a construtora: como funciona e quais suas vantagens?

Cada vez mais, o financiamento com a construtora aparece como uma alternativa interessante para quem deseja adquirir um imóvel. Nem todo mundo tem o dinheiro disponível para fazer a compra à vista quando uma boa oportunidade aparece, por isso o financiamento imobiliário acaba sendo a escolha preferida dos brasileiros.

Mas, ao contrário do que muita gente acredita, o financiamento não precisa ser feito necessariamente com uma instituição bancária. Dependendo da situação, inclusive, é ainda mais vantajoso para o comprador fazer o financiamento com a incorporadora. Mas antes é preciso entender exatamente como funciona essa modalidade de pagamento.

Como funciona o financiamento com a construtora A principal diferença entre o financiamento com a construtora e com o banco é que as instituições financeiras deixam o processo muito mais burocrático, principalmente no processo de comprovação de renda. Por conta disso, a opção com a construtora é bastante interessante para quem está com dificuldade de conseguir um empréstimo com o banco.

As incorporadoras também tendem a ser mais flexíveis na hora da negociação e oferecer algumas condições diferenciadas. Ao contrário dos bancos, elas estão cada vez mais abrindo a possibilidade para os autônomos, que têm mais dificuldade em comprovar renda ou desejam comprar na pessoa jurídica.

A negociação nos financiamentos com a construtora acaba seguindo trâmites parecidos com o bancário. Ambos utilizam índices de correção nos valores de prestação, o IGPM ou IPCA. Os juros, porém, são um pouco mais altos que os bancos. Em empréstimos imobiliários bancários, a taxa média é de 9% ao ano, enquanto no financiamento direto com a construtora é de 12%. Mesmo assim, o financiamento direto com a incorporadora acaba se igualando ao financiamento bancário no final, pois no banco existem outras taxas inclusas relacionadas à conta e que devem ser consideradas.

Outra vantagem é que a amortização do valor da dívida utiliza a tabela Price. Assim, o valor das parcelas é fixo durante todo o período de pagamento, o que dá ao comprador a vantagem de planejar os pagamentos com mais facilidade.

De uma maneira geral, o financiamento com a construtora também costuma oferecer um prazo menor, embora esse seja um ponto que também pode ser negociado.

Pontos importantes a serem considerados Alguns pontos precisam ser levados em consideração quando você está considerando fazer o financiamento com a construtora. Em primeiro lugar, tenha certeza de que a incorporadora em questão é confiável. Empresas com mais tempo de existência e reconhecidas no mercado são escolha mais seguras e evitam que você tenha alguma surpresa desagradável no meio do processo. Pesquise bastante e procure conversar com outros clientes.

Lembre-se também de planejar suas finanças com bastante cuidado. Quando o prazo para a quitação da dívida é menor, o valor das parcelas aumenta. O ideal é que você utiliza cerca de 30% do seu orçamento mensal para esse fim. Já em casos em que o prazo é maior e os valores menores, sua preocupação deve ser a longa duração da dívida.

Principais vantagens do financiamento com a construtora Pelo que vimos até aqui, fazer o financiamento com a própria incorporadora é uma alternativa bastante interessante que tem como vantagens principais:

  • Menos burocracia.
  • Mais flexibilidade na negociação.
  • Mais facilidade para a comprovação de renda.
  • Condições de pagamento diferenciadas.
  • Parcelas com preço fixo.
  • Facilidade de negociação para pessoas jurídicas e autônomas.

Decidiu comprar um imóvel e agora passou a considerar o financiamento com a construtora? Aqui na Piemonte Construtora temos empreendimentos incríveis com a possibilidade de financiamento próprio em até 240 meses.

Nossa equipe de consultores está à sua disposição para tirar todas as suas dúvidas e ajudar você a realizar o grande sonho da sua vida. Venha conversar conosco!

Outros Posts